Tudo sobre Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros AVCB

· 4 min read
Tudo sobre Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros AVCB

O projeto PPCI, é o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, uma das composições do PSSCIP, para regularizar edificações junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. As edificações (imóveis) e ou área de risco com menos de 12m de altura de descarga e área de 201m2 até 750m2. Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade.

Quem pode fazer um projeto de combate a incêndio?

Esse projeto deve ser elaborado por um profissional devidamente registrado no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Além disso, deve cumprir todas as normas e leis, como explicado a seguir.

Se a edificação é sua, procure imediatamente um profissional para elaboração ou renovação. Caso não seja, entre em contato com o proprietário ou síndico e o informe da necessidade. Já o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB, é um documento mais complexo e demorado de se obter, mas ambos necessitam a contratação de um engenheiro habilitado. A validade do AVCB varia de um a cinco anos, dependendo se o documento é em caráter provisório ou definitivo. Você irá preencher uma nova guia do requerimento de vistoria e receberá um boleto bancário para o recolhimento da taxa de vistoria. É nessa etapa que serão realizadas as verificações para correções e validação das informações para posterior emissão do AVCB.

Laudo Avcb Bombeiros

Acima de tudo, porque o trabalho de uma empresa com ampla experiência de mercado é necessário para garantir a adequação às normas do Corpo de Bombeiros. Logo, esse é um documento indispensável, que deve ser renovado de tempos em tempos, conforme prazo estipulado pelo órgão. Devido à peculiaridade do tipo de instalação ou ocupação, o Serviço de Segurança Contra Incêndio deve declinar do princípio da cronologia e realizar a vistoria do Projeto Técnico para Instalações e Ocupações Temporárias e do Projeto Técnico de Ocupação Temporária em Edificação Permanente no menor prazo possível. Estar preparado para um problema é sempre a melhor solução, prevenir é a palavra que mais se deve usar quando o assunto é lidar com vidas, seja em qualquer ambiente, a segurança é essencial para um local seguro, mas mesmo assim acidentes podem acontecer. E se caso sua casa ou trabalho estiver seguro e o ambiente que frequentou uma única vez lhe causar um dano devido a um incêndio, vai surgir uma dúvida iminente, se o ambiente possui o AVCB. A FireBreak é uma empresa especializada em emissão de AVCB / CLCB, aplicação antichamas, pinturas intumescentes, revestimentos e selagem corta fogo.

  • Na impossibilidade de contato com Responsável Técnico, deverá ser feita uma consulta ao arquivo físico do Corpo de Bombeiros, por meio de uma solicitação via Formulário de Atendimento Técnico (FAT).
  • O AVCB é obrigatório para edificações comerciais, industriais e de serviços, bem como para condomínios residenciais e comerciais.
  • O AVCB é um dos componentes essenciais de segurança para uma edificação e jamais pode ser deixado de lado.
  • Nossa empresa visa o modo “DESEMPENHO”, ou seja, preocupamos na prestação do serviço rápida e com qualidade aos nossos clientes.
  • Podem ser citados, então, como exemplos,  mercados, igrejas, lojas, hospitais e clínicas, hotéis, bares e casas de show, postos de combustíveis e condomínios.
  • No entanto, os empresários também precisam ter em mente que os bombeiros podem fazer visitas técnicas e até vistorias ao longo do tempo para analisar e verificar se nada está fora do normal, garantindo ainda mais a segurança das pessoas que passam pelo local, incluindo os funcionários.

O AVCB é um atestado emitido pelo batalhão do Corpo de Bombeiros Militar local, que garante que a edificação foi vistoriada e encontra-se dentro das conformidades de prevenção e combate a incêndio. Diante do número de casos crescentes, criamos este artigo para tirarmos todas as dúvidas, baseado em perguntas feitas com frequência no Google. Se você conhecer algum amigo, familiar ou colega de trabalho que possui uma edificação citada no conteúdo, compartilhe, para que evite problemas em um futuro próximo.

Como Prevenir Incêndio Na Indústria? Confira 12 Dicas

Na impossibilidade de contato com Responsável Técnico, deverá ser feita uma consulta ao arquivo físico do Corpo de Bombeiros, por meio de uma solicitação via Formulário de Atendimento Técnico (FAT). Este procedimento poderá ser realizado pelo proprietário, responsável pelo uso, ou profissional contratado para regularização da edificação. A taxa de vistoria para fins de emissão de auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB), é calculada com a seguinte equação [Área total x UFEMG 2017 (3,2514) x Sistema Preventivo (0,07 ou 0,10 ou 0,12)] ou valor mínimo de R$ 172,32. Como sua empresa foi classificada como Baixo Risco não é necessário instalar medidas de segurança. Então basta clicar em "+ Detalhes" e imprimir a “Declaração de Dispensa de Licenciamento",  https://www.a5s.com.br/instalacao-de-equipamentos-contra-incendio/  não há cobrança de taxas para emissão deste documento, que permanecerá válido enquanto as características do imóvel e do empreendimento não mudarem. Trata-se de uma documentação para atestar as vistorias realizadas em uma edificação quanto ao cumprimento das normas de prevenção de incêndios.

auto vistoria do corpo de bombeiros blog

Qual a diferença do extintor de c02 e pó químico?

Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos. Pó Químico B/C É indicado para incêndios da classe B e C.